Legumes Lactofermentados – Chucrute!!!

Legumes Lactofermentados – Chucrute!!!
Há  algum tempo venho preparando Legumes Lactofermentados em casa. Ficam super saborosos e perfeitos pra acompanhar carnes. Eu adoro esse sabor forte, acentuado e azedo do chucrute e de outros legumes que ficam fermentando!
Vc pode fazer com beterraba, cebola, pepino, mas o que mais faço aqui em casa é com o repolho roxo. Fica lindo e muito gostoso.
Sempre que tenho em casa eu uso o soro do iogurte e acrescento na preparação do chucrute, fica ainda mais saboroso e mega saudável. Neste blog vc pode ler um pouco sobre os benefícios da lactofermentação e abaixo cito um trecho:
“A proliferação dos lactobacillus em verduras e legumes fermentados melhora sua digestibilidade e aumenta os níveis de vitaminas. Estes organismos benéficos produzem inúmeras enzimas muito úteis, assim como substâncias naturalmente antibióticas e anticarcinogênicas. Seu principal sub-produto, o ácido lático, não só preservam perfeitamente  verduras, legumes e frutas, como também promove o crescimento de uma flora intestinal saudável.” (Sally Fallon, Nourishing Traditions, pg 89)
Ingredientes:
– 1 repolho roxo pequeno;
– 1 colher (sopa) rasa de sal marinho;
– 1/2 copo (tipo de requeijão) de soro de iogurte/leite (logo abaixo vou explicar);
– grãos de pimenta do reino a gosto;
– folha de louro a gosto.
– água filtrada se necessário.

Modo de fazer:
– Pique o mais fino possível o repolho;
-Coloque em um recipiente e espalhe o sal marinho.  Deixe descansar por aproximadamente 2 horas. A cada 20 minutos e com as costas de uma colher aperte o repolho a fim de que solte bastante líquido;
– Higienize e esterilize um vidro onde colocará o repolho;
– Coloque o repolho com o liquido que se formou dentro do vidro e com a ajuda de um socador vá apertando bem para soltar mais líquidos; coloque o soro do iogurte/leite, a pimenta e as folhas de louro.
– O repolho deve ficar todo submerso no líquido, mas caso seja necessário acrescente um pouco de água filtrada. Geralmente isto não é necessário, pois durante o processo o chucrute solta bastante líquido.
-Feche bem o vidro e deixe guardado em um armário por 3 dias. Depois deste período coloque na geladeira. Quanto mais tempo ficar guardado, mas saboroso ficará.
– Não sei especificar o tempo de duração com exatidão, mas em todos os lugares que leio a informação é de que pode durar meses.
Soro do Iogurte
Neste post eu mostro como fazer o Iogurte Caseiro e mostro como é super versátil. É uma receita que faço muitas vezes aqui em casa. 
No post eu falo também como preparar o iogurte grego e a coalhada seca e é através deste processo que vc irá retirar o soro para preparar o chucrute.
Com o iogurte pronto coloque-o em um coador de café (acho mais prático do que usar pano de prato) e deixe sorar durante algumas horas e até vc verificar que não há mais líquidos para sair do iogurte. É este líquido, o soro do iogurte, e que é riquíssimo em nutrientes (não sou especialista, mas tenho lido que é um líquido que nos traz muitos benefícios) que vc irá usar na receita.
Espero que tenham gostado do post de hoje!
Bjs
Mel



2 thoughts on “Legumes Lactofermentados – Chucrute!!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *